Eu quero passear!
Era uma vez uma minina super carismática, linda demais, com um andar charmoso, sempre carregando um sorriso no rosto. Ela vestia uma roupa bem leve, própria para um bom passeio numa terça ensolarada.
O caminho que seguia era pro curso de espanhol, onde as aulas de preparação pra prova de proficiência começariam na mesma terça ensolarada. É, "começariam", porque, assim que lá chegou -atrasada-, recebeu a notícia de que o grupo não tinha sido formado ainda; ela deveria ligar umas semanas mais tarde para saber quando as aulas podem começar. A minina super gente fina e de bem com a vida não se irritou, afinal, o que ela realmente queria era passear e aproveitar aquela terça ensolarada (sim, pela terceira vez, porque tinha bastante sol e era terça, pô!).
E lá foi ela, como sempre, sorridente, cantarolando qualquer coisa, em direção ao ponto onde o ônibus que pegou na volta a deixou. Pensou ela:
- Ônibus circular... daqui, ele volta pra onde me pegou... ele cir-cu-la.
Que minina inteligente! lampadazinha em cima da cabeça
No ponto ficou por uns minutos até passar o ônibus-circular. De lá saiu quando após o motorista de tal ônibus vê-la fazer sinal e não parar para ela.
- Tudo bem, talvez aqui ele não pegue passageiros... Tem um ponto ali pertinho, na Glória, eu sempre quis andar na Glória. Vou lá.
Que minina disposta! plim!
Andou até o ponto que fica cheeeeio de 571 e perguntou ao motorista qual daqueles sairia. Ele disse que nenhum, que ela só poderia pegar ônibus no ponto que fica em frente ao Metrô. Mas, não!, a nossa minina não sabe onde é o Metrô! Porém, quem disse que isso é problema para nossa querida??! Ela então andou um pouco mais, passando por um ponto onde se encontrava um 572, mas não parou lá, pois avistou um ponto mais adiante, onde tinha certeza de que o 571 parava. E até lá foi. E lá ficou. E ficou. E ficou mais um pouco. Já foi dito aqui que a tarde estava ensolarada? Ahn, sim...
Nossa minina percebeu que havia algo de errado quando o 4º 572 (nenhum 571 passou) passou direto, ignorando seu sinal.
Eis que um pára! Alívio!
Assim que subiu, o motorista diz "vai pra Lapa!" e nossa minina não entendeu o significado do recado, pois, se o ônibus é circular, ele vai pra Lapa e, de lá, fará o caminho de volta pro Leblon, certo? Cir-cu-lar... Pois nossa minina captou que havia algo de muito mais complicado nessa história quando o trocador deu o mesmo recado. E perguntou:
- Sim! E-da-í?!
E o trocador explicou: da Lapa, o ônibus "circular" pára, os passageiros devem todos desembarcar e só beeeem depois, o ônibus segue seu curso pro Leblon. Se um passageiro embarcou no Catete, será difícil passar de um ônibus pra outro sem pagar nova passagem e aborrecer os motoristas (isso se ele conseguir pegar o ônibus).
Porém, como nossa minina é tão tão charmosa, ganhou o coração do trocador e conseguiu fazer com ele saltasse antes do ponto final pra encaminhá-la até o tal ponto em frente ao Metrô (exatamente aquele pelo qual ela passou anteriormente, onde tinha um 572) e entrar noutro 572.
- Não! Calma! -ela disse- Qual o ônibus que mais dá volta?
Eis os intinerários:
571
Glória/ Catete/ Largo do Machado/ Flamengo/ Botafogo/ Humaitá/ Jardim Botânico/ Gávea/ Leblon/ Ipanema/ Copacabana/ Botafogo/ Flamengo/ Largo do Machado/ Catete/ Lapa/ Glória.
572
Glória/ Flamengo/ Botafogo/ Copacabana/ Ipanema/ Leblon/ Gávea/ Jardim Botânico/ Humaitá/ Botafogo/ Flamengo/ Largo do Machado/ Catete/ Lapa/ Glória.
Depois disso, não restavam mais dúvidas! É 571 e ponto final!
O difícil agora era convencer o trocador que o que ela queria, a nossa minina, era passear... conhecer os lugares por dentro... ver o dia deitar pela janela e sentir o ventinho gelado no rosto... "Porque há toda uma beleza aparentemente desconhecida em passear de ônibus", pensava ela consigo.
Após uma pequena luta travada com os trocadores, ela conseguiu o que queria -meio que a contra gosto deles, mas conseguiu! Claro, com seu charme...
E lá foi ela... passear de ônibus... Conheceu lugares que nem imaginava existir naquela zona da cidade que ela pensava conhecer tão bem! Sentiu o ventinho gelado no rosto, viu vários tipos de pessoas, se sentiu... bem. Tão bem. Só se arrependeu de uma coisa, ao final de 1h45min de viagem (hora do rush).
- Poxa! devia ter trazido meu casaco e meu livro!
Tudo bem, minina querida... fica pra próxima.
Final feliz (com Funk U de graça na Modern Sound depois).
<< Home